Para saber se uma pessoa que morreu tinha seguro de vida, é preciso encontrar o contrato do seguro. Com este documento, todas as informações necessárias, incluindo beneficiários, estarão disponíveis. Mas, se o falecido não avisou a família que contratou um seguro, e a família tampouco sabe da existência de qualquer contrato, é possível fazer um requerimento destes dados na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), explicando os motivos e as circunstâncias. Vale lembrar que neste caso, as seguradoras não podem passar esse tipo de informação a terceiros.
Há uma grande diferença entre ser o segurado e o beneficiário de um seguro de vida. A pessoa que possui um seguro de vida assinou um título e deve pagar o prêmio – isto é, a mensalidade paga à seguradora em troca do seguro de vida . Caso ela morra, sofra um acidente ou fique inválida (você pode entender melhor na nossa matéria sobre Seguro de Vida), as pessoas que estão no documento listadas como beneficiarias receberão a indenização.
Como descobrir se um membro da família tinha seguro de vida em meu nome?
Quando a pessoa contrata um seguro de vida, ela precisa escolher quem são os beneficiários, ou seja, quem será indenizado caso algo aconteça, porém ela pode acabar esquecendo de avisá-los. Se você desconfia que tenha direito ao benefício, daremos algumas dicas do que pode ser feito para tentar descobrir.
A forma mais fácil de descobrir se você foi indicado como beneficiário é com o contrato do seguro em mãos, entrar em contato com eles e confirmar. Mas você também pode seguir estes passos:
- Verifique com o corretor de seguros da família.
- Se sabe qual é a seguradora contratada, busque a unidade e solicite informações.
- Entre em contato com o banco de qual a pessoa falecida era cliente e consulte se você possivelmente é beneficiário. Não se esqueça de levar o atestado de óbito para isso.
- Vá a um órgão público como o SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que estabelece as normas das seguradoras (BR), e informe o CPF da pessoa que você acha que te indicou para o benefício.
Como descobrir se eu tenho seguro de vida?
Você já teve dúvidas se é beneficiário de um seguro de vida, ou até mesmo se possui algum seguro de vida em seu nome? Estes são questionamentos comuns em pessoas de todas as idades.
Para saber se você tem seguro de vida, é preciso lembrar se algum dia você contratou este benefício. Você se lembra de ter ido a alguma seguradora contratar o plano? Também é possível verificar com seu banco se há alguma informação sobre seguro de vida e se é descontado algum valor fixo da sua conta automaticamente.
Hoje muitas empresas oferecem Seguro de Vida como benefícios a seus colaboradores e funcionários. Muitas pessoas, porém, acabam se esquecendo disso, pois não são responsáveis pelo pagamento do prêmio – a mensalidade paga à seguradora em troca do Seguro de Vida. Mas é possível confirmar se você possui este benefício ou se está listado como beneficiário.
Veja com sua empresa se ela paga este benefício a você, pois é comum na hora da contração entregarem a apólice para ser assinada e você se esquecer pois ela é entregue junto a outros documentos – é bom checar. Caso a pessoa contrate seguro de vida em nome de outrem, este terá que escolher os beneficiários e assinar um documento. Não é possível fazer o seguro em nome de terceiro sem que este saiba.
Como solicitar o resgate do seguro de vida?
Bem, após você descobrir que você é beneficiário do seguro de vida, e tem direito a indenização, qual o próximo passo?
Entrar em contato com a seguradora e solicitar a documentação necessária, e instruções de resgate.
O seu corretor de seguros pode te ajudar no processo.
Se você não tem seguro de vida, tem dúvidas ou está insatisfeito com o que contratou, um corretor de seguros da Sorelle Campos pode te ajudar.
Fale agora mesmo com um de nossos atendentes, ligue para a gente no (11) 99425-9428, envie um e-mail para contato@sorellecampos.com.br ou cote um seguro pelo nosso formulário. Estamos aqui para te ajudar.
Nosso trabalho é garantir que suas necessidades sejam atendidas de forma rápida, clara e precisa. As práticas e os procedimentos variam um pouco dependendo do tipo de seguro e da seguradora, mas deixe que a gente se preocupe com isso. Nós vamos informá-lo sobre o que fazer em cada situação e vamos garantir que tudo ocorra bem.
Qual é o prazo para solicitar o seguro de vida?
Depende, existem alguns prazos de acordo com o código civil que devem ser observados para dar entrada no benefício. O prazo da solicitação varia de acordo com o tipo de seguro.
Em caso de morte do segurado, o prazo para a solicitação é de três anos. Art. 206, § 3, inc. IX do Código Civil.
Documentação necessária para solicitar o seguro de vida:
- Formulário de aviso do sinistro preenchido
- Certidão de Óbito (se for o caso);
- Certidão de casamento ou nascimento com data atualizada (expedida após o óbito);
- Beneficiário Menor de idade: cópia simples de Certidão de nascimento;
- Beneficiário entre 16 e 18 anos: cópia simples do CPF;
- Beneficiário Maior de idade: RG, CPF e comprovante de residência;
Mas atenção, nem todo seguro de vida está ligado à morte, cada tipo de seguro tem seu prazo estipulado. Abaixo estão listadas algumas classes de seguros – para saber quais seus prazos e a documentação necessária para a solicitação, entre em contato com seu corretor.
- por morte (natural ou por acidente);
- por invalidez permanente (total ou parcial);
- por invalidez funcional ou laborativa por doença;
- por despesas médica, hospitalares e odontológicas;
- por diárias de incapacidade temporária;
- por diárias de internação hospitalar; e
- por doenças graves.
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